Jazigo e Sepultura: Você Conhece a Diferença?

jazigo e sepultura

Jazigo e Sepultura: Você Conhece a Diferença?

Quando um ente querido se vai é um momento muito doloroso e difícil de lhe dá. Entretanto, aparecem diversas dúvidas que precisam ser solucionadas de forma breve. Um desses questionamentos bastante comum é a diferença entre sepultura e Jazigo.

Pensando nisso, resolvemos criar esta breve página com o intuito de acabar de vez com as dúvidas referentes a este tema.

Esperamos ajudar você, boa leitura!

O Que É um Jazigo?

A palavra jazigo provém do latim sepulcrum, que significa túmulo, e é um local destinado à inumação ou à deposição de restos mortais.

Existem diversos tipos de jazigos, desde os mais simples e rústicos até os mais sofisticados e luxuosos. Os mais comuns são os jazigos de terra, em que o corpo é enterrado diretamente no solo, e os jazigos de mármore, em que o corpo é colocado em um caixão de mármore e depositado em um nicho.

Os jazigos podem ser individuais ou coletivos, e podem fazer parte de um cemitério ou não. Além disso, os jazigos podem ser permanentes ou temporários, dependendo da vontade dos familiares.

No Brasil, a Lei nº 12.694/2012 regulamentou o direito à inumação e à cremação, e estabeleceu que toda pessoa tem o direito de escolher o tipo de jazigo que deseja, bem como o local onde será enterrada ou cremada.

Tipos de Jazigo

Existem basicamente dois tipos de jazigo: Uso futuro e uso presente. Abaixo vamos explicar a diferença deles e qual as vantagens.

Jazigo De Uso Futuro

Um jazigo de uso futuro é um túmulo ou sepultura que está sendo reservado para um indivíduo que ainda não morreu. Geralmente, os parentes mais próximos do indivíduo em questão compram o jazigo e o mantêm em seu nome até que a pessoa falece.

Comprar um jazigo de uso futuro é uma forma de garantir que o indivíduo terá um lugar para ser enterrado quando morrer, sem que seus parentes ou amigos precisem passar por toda a dor e trabalho de escolher um jazigo quando a pessoa estiver morta.

Jazigo De Uso Presente

É aquele destinado a uma pessoa que acaba de falecer e não tem aonde ser enterrado. O grande problema disso tudo é que toda papelada fica a mão da família, para resolver em um momento de dor, e os seus custos são mais elevados.

O Que É Sepultura?

As sepulturas são locais onde as pessoas são enterradas após a morte. Elas podem ser simples ou elaboradas, e podem ser encontradas em cemitérios ou em outros locais.

E é aqui que surgem diversas dúvidas. Uma delas é se jazigo e sepultura são as mesmas coisas. E a resposta é: Não.

A sepultura é apenas o local aonde o falecido é enterrado, podendo sem com caixão ou não (diretamente na terra). Já o jazigo é uma área feita especialmente para receber o caixão.

A Planície Ajuda Você!

Agora que você entendeu melhor o que significa cada termo e lugar, queremos que saiba que você pode contar com a Planície para contratar os melhores planos funerários da cidade de São Paulo.

Possuímos os melhores planos funerários para você que pensa no futuro.

Entre em contato, podemos ajudar você dá melhor maneira possível. Para mais informações ligue: (11) 3699-6531 ou clique aqui e fale com a gente pelo Whatsapp.

Comunicar Falecimento

Entre em contato em um dos nossos canais de atendimento.